Histórico
Inaugurado em 4 de abril de 2014, o Centro Multiusuário de Produção e Inovação Tecnológica em Ciências Humanas (CEPITEC), ao lado da Superintendência de Infraestrutura (Infraufs), no campus de São Cristóvão, ocupando provisoriamente as estruturas modulares número 1 e 2.
A primeira coordenadora do CEPITEC foi a professora Eva Maria Siqueira Alves, que liderou a implantação do laboratório, que contou com financiamento inicial do edital CT-Infra para aquisição do parque de informática, lousa digital e equipamento audiovisual.
O CEPITEC, em sua área específica de atuação, tem como objetivo principal subsidiar a pesquisa científica da comunidade acadêmica, ao:
- Disponibilizar espaço de pesquisa para estudos relacionados aos usos linguísticos em contextos sociais;
- Desenvolver pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias educacionais na área de linguagem;
- Oferecer treinamento para pesquisadores na área de tecnologias educacionais e linguagem.
O CEPITEC tem acolhido pesquisadores vinculados aos grupos de pesquisa:
- Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (Gelins)
- Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA)
Além do financiamento inicial do CT-Infra, a ampliação e a manutenção da infraestrutura de pesquisa do CEPITEC contam com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Mestrado Profissional em Rede em Letras (PROFLETRAS).
Coordenação (2021-2023)
Coordenação: Maria Augusta Rocha Porto
Coordenação Adjunta: Raquel Meister Ko. Freitag
Projetos
A língua do universitário: fala, leitura e escrita para o letramento acadêmico
Financiamento: Programa de Apoio Pedagógico (Edital 02/2018/PROGRAD/PROEST; 02/2019/PROGRAD/PROEST)
Concepções de língua e literatura: ação de pesquisa colaborativa e interinstitucional
Em articulação com a Pós-Graduação da FLP/USP e com o LAEL/PUC-SP, o PROFLETRAS/UFS, campus São Cristóvão, busca organizar, em parceria com professores de educação básica que estão vinculados ao Mestrado Profissional e outros da rede estadual de Sergipe, um programa de formação de professores em relação ao ensino de leitura e literatura que possa ser, posteriormente, replicado em diferentes municípios do estado. Essa iniciativa decorre principalmente do fato de, na Prova Brasil, realizada em 2013, apenas 17% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental e 13% dos estudantes do 9º ano revelarem aprendizado adequado à competência de leitura e interpretação de textos no estado de Sergipe. Por considerarmos a leitura um processo cada vez mais complexo, como relatam os mestrandos que participam do Profletras, entendemos ser urgente a organização de um programa de formação de professores de língua portuguesa, apoiado em materiais inovadores, que possa colaborar com a alteração dessa preocupante realidade identificada no estado de Sergipe. Com o objetivo de fortalecer e consolidar grupos de pesquisa de três Instituições de Ensino Superior, a partir do desenvolvimento deste projeto interinstitucional, pretendemos consolidar uma parceria que possibilite a integração de ações conjuntas, o intercâmbio de docentes, a produção de publicações colaborativas e de convênios nacionais, uma vez que a FLP/USP possui linhas de pesquisa voltadas aos estudos do texto e do discurso e em Linguística Aplicada, e internacionais, posto que o LAEL/PUC, oferece a oportunidade de colaboração com o Projeto Digit-M-Ed Hiperconenctando/BRASIL - Transformando o ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, coordenado por Fernanda Liberali desde 2012. Tais ações alinham-se aos projetos já em desenvolvimento no PROFLETRAS/UFS, campus São Cristóvão, no que tange à formação de professores em relação ao ensino de leitura e literatura e propiciam a ampliação das ações formativas que visam a atingir um número maior de professores em exercício na educação básica.
Formação de professores para o ensino de inglês na envelhescência e terceira idade
Financiamento: Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Estado de Sergipe (edital FAPITEC/SE/FUNTEC/CAPES 07/2015 – NAPS linha 2)
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de métodos e estratégias de ensino de inglês voltado para pessoas da terceira idade, visando contribuir para a formação de profissionais de língua inglesa para atuarem com o público-alvo em questão, atendendo às novas demandas de mercado de trabalho. Este projeto visa também dar suporte à formulação de políticas públicas que se voltem para o fomento de uma formação profissional para atender a essa demanda, de interesse prioritário para entidades da Administração Pública do Estado de Sergipe.
Desenvolvimento de tecnologias sociais para formalização e ressignificação de práticas culturais em Aracaju/SE
Financiamento: Núcleos de CTI na Educação Básica (Edital CAPES/FAPITEC/SE 05/2014)
A partir da identificação de valores, práticas e produções culturais no entorno de três comunidades escolares, o objetivo deste projeto é propiciar o desenvolvimento de tecnologias sociais, entendendo tal conceito como técnicas e metodologias que possibilitem ser apropriadas por esses grupos de modo a representar soluções para a melhoria das condições dos sujeitos envolvidos. Acreditamos haver um arranjo produtivo local incipiente, ainda não sistematizado, que carece de investigação e valorização de suas práticas, e que essas ações devem ter a escola como espaço privilegiado. Falamos de toda uma economia informal, tradicionalmente associada à figura feminina, porém não exclusivamente, com manufaturas e comércio assistemático de artesanato, alimentos e serviços. Circulando por bairros mais distantes do centro econômico, vemos o comércio informal de alimentos em tabuleiro na porta de casa, como mungunzá, mingau, beiju, caruru, etc. Ou então a venda de produtos artesanais, como adornos para cabelo, bordados e peças de enxoval, etc. manufaturados pelo próprio artesão. Todos esses elementos são produzidos a partir de receitas que passam de geração a geração por meio de tradição oral, sem registro formal. Essa rede de economia informal contribui com uma renda complementar ou por vezes total à renda familiar; todos na comunidade conhecem quem faz ou quem vende. No entanto, esse saber não é formalmente reconhecido e valorizado. Esperamos ser papel da escola assumir a responsabilidade pelo resgate e valorização destes bens de cultura, patrimônio imaterial da comunidade sergipana. Para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe SEDETEC, Arranjos Produtivos Locais - APL são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa . 17 são os APL identificados e entre eles não há arranjos em torno do tema Culturas ou do Patrimônio Cultural o que torna viável o projeto ora apresentado para fornecer subsídios para a criação, formalização de um APL denominado CULTURAS.
Impacto da prova de redação do ENEM no currículo escolar da rede estadual de Sergipe
Produções científicas
Registro de práticas pedagógicas: o potencial do caderno pedagógico e do módulo didático | Isabel Cristina Michelan de Azevedo & Raquel Meister Ko. Freitag. Editora Pontes, 2020.
Pesquisa em Linguística: abordagens contemporâneas (vol. 3) | Geralda de Oliveira Santos, Samuel de Souza Matos & Caio César Costa Santos. Editora Criação, 2020.
Pesquisa em Linguística: abordagens contemporâneas (vol. 2) | Geralda de Oliveira Santos, João Paulo Fonseca Nascimento & Thiago Gonçalves Cardoso. Editora Criação, 2019.
Pesquisa em Linguística: abordagens contemporâneas (vol. 1) | Geralda de Oliveira Santos Lima, Danillo da Conceição Pereira Silva & Lorena Gomes Freitas de Castro. Editora Criação, 2018.
Pistas dos processos de decodificação que levam à compreensão da leitura | Alessandra Pereira Gomes Machado & Raquel Meister Ko. Freitag. Revista Letras de Hoje, v. 54, n. 2, p. 132-145, abr.-jun. 2019.
Estudos linguísticos e literários em múltiplas perspectivas | Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Alexandre de Melo Andrade & Sandro Marcío Drumond Alves Marengo. EdUFS, 2019.
Tempo cognitivo e tempo social nas aulas de inglês para a envelhescência e terceira idade | Maria Augusta Rocha Porto. Editora Blucher, 2018.
Documentação Sociolinguística, coleta de dados e ética em pesquisa | Raquel Meister Ko. Freitag. EdUFS, 2017.
Em busca da comida mais sergipana. Caderno pedagógico | Eva Maria Siqueira Alves et al. UFS, 2017.